quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Câncer de Mama X Exercícios Físicos

Exercício reduz risco de câncer de mama

Fonte: British Journal of Cancer, 08/07/1999

Exercícios regulares ao longo da vida reduzem o risco de câncer de mama em mulheres no período pós-menopausa, especialmente se mantiverem peso relativamente estável durante a vida adulta, conforme um estudo publicado, na edição desta semana de British Journal of Cancer.

Vários estudos prévios apontaram relações entre exercícios e redução de risco de câncer de mama em mulheres jovens. Um dos estudos mais proeminentes, conduzido por Leslie Bernstein, Ph.D., e colaboradores da Universidade de Southern California, publicado em 1994, indicava que mulheres com 40 anos, ou mais jovens, que passavam, no mínimo, quatro horas se exercitando a cada semana durante os anos férteis, apresentavam risco reduzido de câncer de mama de mais de 50%.

Em seu artigo mais recente, Bernstein e colaboradores demonstraram que o exercício pode proteger mulheres na pós-menopausa contra a doença. "Basicamente, conduzimos um estudo de controle acessando os efeitos de exercícios vitalícios sobre o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa, entre 55 e 64 anos de idade. Descobrimos que entre aquelas que se exercitaram vigorosamente durante a adolescência e quando adultas por, no mínimo, três horas por semana, o risco de câncer de mama era 45% menor do que aquele relativo a mulheres sedentárias", explica Catherine Carpenter, Ph.D.

É sabido que mulheres que adquirem uma quantidade significativa de massa corpórea quando adultas têm maior risco de câncer de mama. Curiosamente, aquelas com peso relativamente estável, usufruíam dos dramáticos efeitos dos exercícios relativos ao risco de câncer de mama, independentemente de quanto pesassem. Porém, aquelas que haviam engordado muito não apresentavam redução dos riscos para a doença, independentemente do quanto se exercitassem.

Para tirar proveito dos exercícios, é preciso praticá-los por, no mínimo, quatro horas semanais durante 12 anos. Todavia, mulheres sedentárias durante grande parte de suas vidas, que iniciaram os exercícios tardiamente, não apresentaram redução significativa dos riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário