sábado, 4 de junho de 2011

MISTANÁSIA: Eutanásia ou Distanásia Social?

Eutanásia: Termo proposto por Francis Bacon para designar o "tratamento adequedo para as doenças incuráveis". A palavra vem do grego que significa "morte apropriada", morte rápida e sem sofrimento. Pode ser considerada, também, como "suicídio assistido".

Distanásia: Morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento. Antônimo de eutanásia, pois é o prolongamento da dor.

Ortotanásia: atuação correta frente à morte. Cuidados paliativos adequados prestados aos pacientes nos momentos finais de suas vidas.

Mistanásia: é a eutanásia ou distanásia social.

A grande maioria das vítimas da mistanásia são pessoas pobres, vítimas da exclusão social e econômica, pssoas que levam uma vida precária, desprovidas dos cuidados de saúde e que morrem prematuramente.

O termo mistanásia foi sugerido por Leonard Martin para denominar a morte miserável, fora e antes da hora. Segundo ele, dentre a grande categoria de mistanásia há 3 situações: primeiro, a grnade massa de doentes e deficientes, que por motivos políticos, sociais e econômicos, não chegam a ser pacientes, pois não conseguem ingressar efetivamente no sistema de atendimento médico; segundo, os doentes que conseguem ser pacientes para, em seguida, se tornar vítima de erro médico; e, terceiro, os pacientes que acabam sendo vítimas por motivos econômicos, científicos ou sociopolíticos.

A mistanásia é uma categoria que nos permite levar a sério o fenômeno da maldade humana.

Mistanásia pode ser comprovada diariamente em vários meios sociais, pode ser vista diariamente na Central de Urgência e Emergência, onde se pode presenciar a agonia de pacientes que sofrem juntos a seus familiares a espera de leitos vagos nas UTIs. Certo que a saúide pública precisa ser vista com mais humanidade.

Desta forma, o Estado, enquanto provedor de Dignidade de Vida, deve direcionar todos os esforços no combate às mazelas humanas, como é o caso de milhões de famintos, moradores de rua e outros miseráveis em condições que atentam contra a dignidade do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário